“Você é o verdadeiro rei. Aegon Targaryen, o Sexto de Seu Nome, Protetor do Reino… a coisa toda.”

Foi assim que Samwell Tarly (John Bradley) revelou a Jon Snow (Kit Harington) que seus pais eram Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, e que ele não era um bastardo: Rhaegar, de alguma forma, anulou o casamento com Elia Martell e casou-se com a irmã mais nova de Ned Stark (Sean Bean).

A disputa em torno do Trono de Ferro, no fim das contas, se limita a ficar entre apoiadores de Jon e apoiadores de Daenerys (Emilia Clarke). E assim conta a história:

Aerys II Targaryen, o “Rei Louco”, estava no Trono e tinha dois filhos: Rhaegar, o mais velho, e Viserys, mais novo. Sua esposa, Rhaella, estava grávida de Daenerys durante a Rebelião de Robert, que colocou o Baratheon no poder.

Rhaegar, casado com Elia Martel, tinha dois filhos: Rhaenys (a mais velha, com 5 anos) e o bebê Aegon. Após a morte de Rhaegar na Batalha do Tridente, o próximo herdeiro com direito ao Trono seria Aegon, pois a linhagem privilegia homens sobre mulheres, já que há inspiração nas monarquias europeias. Nada novo sob o sol, não?

Batalha do Tridente

Neste sentido, sendo Jon filho legítimo de Rhaegar com Lyanna, ele tem mais direito ao Trono de Ferro que Daenerys, pois a linha sucessiva só chegaria até ela se todos os filhos legítimos de seu irmão mais velho estivessem de fato mortos. Vale lembrar que a série conta que Rhaegar anulou seu casamento com Elia e firmou uma união com Lyanna sob a Fé dos Sete.

Há quem acredite que, no cânone dos livros, Aerys tenha deserdado os filhos de Rhaegar e feito Viserys o herdeiro direto do Trono, graças a uma passagem do livro “O Mundo de Gelo e Fogo” (Leya, 2014). A passagem em questão, no entanto, é bastante ambígua, e jamais chegou a ser confirmada.

Helen Sloan/HBO

Levando em consideração a linhagem de Robert Baratheon (que, para justificar seu direito ao Trono, utilizava o fato de ter sangue Targaryen, apesar de isso ser apenas uma desculpa para acalmar sua própria consciência), a situação seria delicada de qualquer forma. Seus irmãos estão mortos, seus filhos (legítimos, ainda que nós já saibamos que não eram de fato Baratheon) também estão mortos, e Cersei (Lena Headey) tomou o trono para si. O único filho de Robert (Mark Addy) de que se tem conhecimento é Gendry (Joe Dempsie), mas ele é um bastardo.

No fim das contas, a maior questão não é necessariamente o direito ao trono, e sim quem terá mais poder e vontade para conquistá-lo. Ou mantê-lo.

Para quem vai a sua torcida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.