Infelizmente, a internet foi palco de um show de preconceitos.

E lá vamos nós (de novo)…

Na última segunda-feira (18/09), a ilustradora Anoosha Syed publicou um belo desenho com o trio protagonista de Harry Potter, retratando Hermione como uma jovem negra, enquanto o bruxinho com a famosa cicatriz na testa aprece com um tom de pele mais escuro.

Logo, os haters da internet publicaram mensagens preconceituosas contra o trabalho da artista. Dentre eles estão: “Hermione não é negra! Volte para a Terra. Ron nunca ia misturar raças”, “Porque fazer Hermione negra sem razão? Ela foi branca nos livros e filmes, sua idiota liberal”, “Podemos parar com essa mania de mudar etnias de personagens fictícios aleatoriamente?”, “Só digo que se fossem negros sendo embranquecidos, o pessoal ia surtar, então porque ser negro é ok?”

Anoosha fez questão de responder, publicando alguns desses xingamentos públicos em suas redes sociais e sendo bem direta: “1) As raças de Hermione e Herry nunca foram estabelecidas nos livros. 2) Eu desenho o que eu quiser.” Ela ainda falou que alguns comentários foram tão incrivelmente racistas, que ela nem teve vontade de compartilhar, ao ver como as pessoas podem ser horríveis.

Vale lembrar que alguns usários da internet também criticaram a escalação de Noma Dumezweni, uma elogiada atriz negra, para o papel de Hermione na peça “Harry Potter and the Cursed Child”. Na época, a criadora da saga, J.K. Rowling, defendeu tal escolha – reiterando que, nos livros, a cor de pele da heroína nunca foi descrita, somente seus olhos castanhos, cabelos crespos e inteligência.

Ou seja, se isso nunca foi estabelecido e estamos falando de personagens fictícios, que tal deixar cada um imaginar esse mundo mágico como quiser? Representatividade importa, galerinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.