Interativa, a plataforma realiza infográficos coloridos e oferece uma porcentagem sobre a veracidade da trama.

Reprodução

A arte imita a vida… Espera aí! Será que imita mesmo? Muitas das histórias que vemos lançadas nos cinemas dizem ser baseadas em fatos reais, mas a questão é: quanto porcento do que vemos é realmente verídico? A pergunta parece difícil de responder, porém, um site chamado Informantion is Beautiful, conhecido por realizar infográficos, decidiu analisar alguns filmes de Hollywood cena por cena para saber quão restrito aos fatos reais eles são.

Usando uma espécie de gráfico em forma de barra, os jornalistas e designers da plataforma dividem os filmes em cenas e usam cores diferentes, de forma similar a um código de barras, para classificar se os momentos em questão são falsos, mais ou menos falsos, verdadeiros, mais ou menos verdadeiros ou desconhecidos. Ao clicar nas lacunas, ainda é possível ler uma descrição do que acontece no filme e a realidade dos fatos. Confira o layout:

Com análises de filmes que datam desde 2010, as produções mais recentes a serem investigadas na plataforma foram Lion – Uma Jornada Para Casa, Estrelas Além do Tempo e Até o Último Homem, todos concorrentes ao Oscar 2017. Segundo o gráfico do site, o longa mais fiel aos fatos entre os citados acima foi a produção estrelada por Dev Patel.

Por incrível que pareça, o balanço feito pelo site mostra que o longa Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2015), nomeado ao Oscar de Melhor Filme, é 100% fiel aos fatos históricos. Abaixo dele, as produções com maior porcentagem que foram analisadas são A Grande Aposta (91,4%), Ponte dos Espiões (89,9%) e 12 Anos de Escravidão (88,1%). Confira a análise de outros filmes no Information Beautiful!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.